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NOVIDADES

Redes Sociais perdem mais de R$ 50 Bilhões após mudanças de privacidade da Apple

Relatório do jornal Financial Times estima as perdas de receita de Facebook, Twitter, YouTube e Snap

A decisão da Apple de mudar as configurações de privacidade dos iPhones causou uma perda estimada de $9.85 bilhões de dólares (X reais) nas receitas do segundo semestre de 2021 do Facebook, do Twitter, do YouTube e da Snap (dona do aplicativo). Os negócios de anúncios e propagandas dessas empresas foram abalados pelas novas regras da Apple.

Em abril, a Apple introduziu a política chamada de App Tracking Transparency (ATT), ou Transparência no Rastreamento de Apps, em tradução livre. A ATT forçou os aplicativos a pedirem uma permissão antes de rastrear o comportamento de usuários para que os mostrem anúncios personalizados.

A maioria dos usuários optaram por negar o acesso desses apps, deixando anunciantes sem saber como direcionar propagandas a eles. Os anunciantes responderam ao cortarem gastos com o Facebook, o Twitter, o YouTube e com a Snap e os direcionarem para concorrentes: em particular usuários de telefones Android e para o próprio negócio de anúncios da Apple.

Adaptação

Sheryl Sandburg, CFO do Facebook, disse que as mudanças nos iPhones significa que “a precisão do nosso direcionamento de anúncios diminuiu, o que aumentou o custo de dar resultados para nossos anunciantes. E… medir esses resultados se tornou mais difícil”.

Lotame, uma empresa de propaganda e tecnologia cujos clientes incluem a The Weather Company e a McClatchy, estimou que as quatro plataformas tech perderam 12% da receita nos 3º e 4º trimestres, ou $9.85 bilhões. Snap enfrentou a pior porcentagem individual devido ao seu foco em smartphones, enquanto o Facebook perdeu a maior quantia em termos absolutos por causa de seu tamanho.

Mike Woosley, COO da Lotame, explicou que anunciantes estão recebendo menor retorno por investimento nos iPhones. Ele deu como exemplo uma marca de underwear masculina que costumava ganhar um cliente para cada anúncio de $5 direcionado a 1.000 homens.

“Agora, para conseguir 1.000 homens você precisa mostrar para 2.000 pessoas, porque de repente você não sabe quem é um homem e quem é uma mulher”, disse Woosley. “E você ainda possui apenas $5 para essas 2.000 impressões. Logo, seus custos de aquisição dobraram e a perca do rendimento é de 50%.”

Entrevistas cedidas ao Financial Times: https://www.ft.com/content/4c19e387-ee1a-41d8-8dd2-bc6c302ee58e

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