A empresa planeja substituir os cookies, instrumentos que tem levantado questões relacionadas à privacidade online
Na última semana, a Google introduziu novas propostas para mudar o marketing no ambiente digital após uma iniciativa anterior ter provocado oposição de reguladores governamentais e defensores da privacidade.
O novo sistema, chamado Topics, rastreará usuários no Chrome (navegador de web da Google) e os atribuirá um grupo de categorias de propaganda, como viagem ou fitness, baseado nos sites que eles visitam. Quando a pessoa acessar um site com anúncios, três dessas categorias serão compartilhadas com anunciantes no site, permitindo que eles mostrem publicidades relevantes para cada usuário.
O sistema proposto anteriormente, conhecido como FLOC, atribuía os usuários a um grupo de pessoas que a inteligência artificial da Google determinava partilhar dos mesmos interesses. Defensores da privacidade argumentaram que o número de identificação associado com cada grupo poderia ser acessado por websites e anunciantes e usado para construir perfis individuais dos usuários.
Cookies
As propostas fazem parte do plano da Google de se livrar de cookies de terceiras-partes, que são pedaços de código usados por sites para seguir usuários pelo navegador e construir perfis detalhados de seus comportamentos online, possibilitando que campanhas de marketing continuem muito depois que usuários saíram de um site.
O sistema é um campo minado para a privacidade e incentivou muitas pessoas a baixar bloqueadores de anúncios. Porém, a Google depende de propagandas e sustenta que produtores de conteúdo como organizações de notícias e outros websites precisam de anúncios para sobreviver, de modo a propor alternativas que tentem achar um meio-termo entre a atual situação de “de graça para todos” e uma internet totalmente privada.
Via The Washington Post, Gerrit De Vynck – https://www.washingtonpost.com/technology/2022/01/25/google-floc-topics-tracking/