fbpx
Atendimento de segunda a sexta das 9 às 18 horas      Telefone: +55 (31) 2123-9902      e-mail:comercial@ctt.net.br
logo2

NOVIDADES

Governo dos EUA interromperá uso de reconhecimento facial para verificação de identidade

Após repercussão bipartidária, a Receita Federal dos Estados Unidos não usará mais o serviço da ID.me

O Internal Revenue Service (IRS), espécie de “Receita Federal” dos EUA, planeja parar de usar um software de reconhecimento facial para identificar contribuintes que tentam acessar suas contas no website da agência após críticas envolvendo privacidade e segurança de dados.

O IRS disse na segunda-feira dia 07 que a agência “transacionaria” do uso de um serviço terceirizado de reconhecimento facial para ajudar a autentificar pessoas criando contas online. A transição irá ocorrer nas próximas semanas para prevenir transtornos adicionais de afetarem a temporadas de declaração de impostos, que termina dia 18 de Abril.

A agência de impostos sofreu críticas após o Departamento do Tesouro (homólogo do Ministério da Economia) ter concedido um contrato de 86 milhões de dólares para  a ID.me, uma empresa de verificação de identidade, no último ano visando tornar contas dos contribuintes melhor protegidas contra vazamentos de dados. Porém, a agência, que requer que contribuintes façam selfies de vídeo como parte do processo de verificação, frustrou contribuintes e levantou preocupações sobre a coleta de dados biométricos sensíveis.

“O IRS leva a segurança e privacidade do contribuinte a sério, e nós entendemos as preocupações que surgiram,” disse Charles Rettig, o comissário da agência. “Todos devem se sentir confortáveis com a maneira em que suas informações pessoais são asseguradas, e nós estamos buscando rapidamente opções de curto-prazo que não  envolvem reconhecimento facial.”

O IRS está desenvolvendo novos processos de autenticação que não envolvem reconhecimento facial e está trabalhando com outras agências para criar ferramentas que protegerão dados dos contribuintes. A agência disse que a mudança não afetará a habilidade de contribuintes declararem suas rendas.

As Críticas 

Durante semanas, grupos de advocacia reclamaram que requisitar que contribuintes tenham suas faces mapeadas era uma invasão de privacidade, e legisladores receberam reclamações que o antiquado website do IRS ficou ainda mais difícil de ser utilizado. “O IRS se precipitou muito, forçando os contribuintes a usar o reconhecimento facial sem ter feito o trabalho duro de garantir a adequação da tecnologia”, disse Eric Goldman, codiretor do Instituto de Direito de Alta Tecnologia da Universidade de Santa Clara. “O retrocesso do IRS na verificação de identidade baseada em reconhecimento facial fornece uma forte advertência para qualquer outra agência governamental que pense que o reconhecimento facial é uma solução fácil ou rápida.”

Caitlin Seeley George, diretora de campanha da Fight for the Future, um grupo de liberdade digital, observou que a Administração de Seguridade Social, o Departamento de Assuntos de Veteranos e muitas agências estaduais também usam o ID.me, e ela pediu que esses contratos também cessassem.

“Ninguém deve ser coagido a entregar suas informações biométricas sensíveis ao governo para acessar serviços essenciais”, disse ela.

Fonte: https://www.nytimes.com/2022/02/07/us/politics/irs-idme-facial-recognition.html?referringSource=articleShare

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *