fbpx
Atendimento de segunda a sexta das 9 às 18 horas      Telefone: +55 (31) 2123-9902      e-mail:comercial@ctt.net.br
logo2

NOVIDADES

2022: Transformação digital e o impacto no cenário tecnológico das empresas

A pandemia de coronavírus mudou para sempre o mundo corporativo. Com a necessidade de adotar um modelo de distanciamento social rápido, as empresas se viram obrigadas a passar todos seus processos e atividades para o meio digital, acelerando o processo de transformação digital que já vinha engatinhando. 

Mais da metade dos CEOs brasileiros (67%), ouvidos pela pesquisa CEO Outlook 2020, disseram que acreditam que a digitalização das operações avançou no ano em que a pandemia se instaurou no mundo. Isso fez com que os negócios estivessem meses, ou até mesmo anos, à frente do que esperavam quando o assunto é transformação digital. 

Claro que toda essa corrida  para o meio digital trouxe mudanças significativas para as empresas, inclusive no que diz respeito à Lei Geral de Proteção de Dados. Saiba mais neste artigo. 

O que é transformação digital?

Muito mais do que reuniões em salas virtuais, ter um site ou adotar o trabalho remoto, a transformação digital diz respeito a uma mudança de lógica empresarial. Isso porque, toda infraestrutura e processos do negócio são adaptados ao meio digital quando ocorre essa transformação. 

A infraestrutura de rede, por exemplo, precisa ser adaptada para suportar mais tráfego, garantindo baixa latência, disponibilidade e segurança, mesmo quando os colaboradores não estão sob uma rede corporativa, ou seja, cada um trabalha em sua casa. 

Os processos, precisam ser pensados para que funcionem de forma nativa no digital, integrando comunicação, compartilhamento de ideias, planejamento e execução de atividades, entre outras etapas. 

Impacto da transformação digital nas empresas

É claro que tudo isso mudou muita coisa dentro das organizações. O futuro com negócios que passaram pela transformação digital é distribuído. Isso significa que os colaboradores terão mais liberdade de trabalhar de diferentes lugares sem perda de produtividade ou capacidade de execução de tarefas. Do outro lado, os consumidores também podem usufruir da transformação digital, podendo comprar produtos e serviços de empresas de qualquer lugar no mundo. 

Para a empresa isso significa a necessidade do fortalecimento da cultura corporativa, para manter a unidade mesmo com as pessoas distantes; maior colaboração nos trabalhos online, para que as pessoas se sintam pertencentes; possibilidade de progresso de carreira independente do regime de trabalho; melhoramento da infraestrutura; melhoramento da segurança digital de suas operações; aumento potencial do seu mercado consumidor; entre tantas outras mudanças.

Para suprir tudo isso, muitos negócios apostam em consultorias ou contratação de colaboradores acostumados com a transformação digital, que podem ajudar a trazer essa realidade para dentro do negócio.

Segurança e transformação digital

Com mais gente trabalhando remotamente, aumenta o número de dados transacionados, o que aumenta também a necessidade de segurança e adaptação à Lei Geral  de Proteção de Dados. 

Para tal, o ideal é contar com uma solução que ajude a fazer auditoria dos dados e que apresente de forma facilitada o status das informações, tanto dos clientes quanto dos funcionários. 

Conheça o LGPD SMART GLOBAL e garanta o controle da conformidade das atividades em relação à Lei Geral de Proteção de Dados

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *